sobre nós

HISTÓRIA E ​MISSÃO 

No ano de 2002, juntamente com outros parceiros de luta, criamos a AFROSAN (Associação Cultural dos Afrodescendentes da Baixada Santista), entidade que tem como finalidade resgatar, fomentar e incentivar a participação das pessoas menos favorecidas e dos afrodescendentes no contexto sócio-político da Baixada Santista.

 

Desenvolve o curso de pré-vestibular para afrodescendentes e carentes, que tem como propósito capacitar jovens para o ENEM para concorrer a bolsas de estudos em universidades públicas e particulares através dos programas sociais de acesso ao ensino superior. É desenvolvido por monitores e professores voluntários, tendo enorme repercussão do público e da imprensa local.

 

Criamos também outros projetos como o Baobá, Caminhos para o Trabalho e Capoeira, todos eles com finalidade de propiciar melhoria seu desenvolvimento através da educação.

 

Nossa atuação na região rendeu a entidade, vários prêmios como a Medalha Quintino de Lacerda concedida pela Câmara Municipal de Santos e o prêmio Comunidade em Ação concedido pelo Grupo A Tribuna como melhor projeto de educação, ambos em 2015.

 

Mais de 5.000 alunos passaram pelo projeto, que já foi realizado em várias escolas estaduais e na faculdade UNILUS.

Missão: Transformar a vida das pessoas através de uma educação de qualidade.

 

Visão: ser o cursinho comunitário pré-vestibular da baixada santista com o maior índice de aprovação em universidades públicas do estado de São Paulo.

 

Valores: solidariedade, educar para incluir, não ao racismo e todas as formas de preconceito, transformar vidas através da educação, estimular o respeito ao próximo e voluntariado com responsabilidade, não compactuamos com voluntários que já tenham tido práticas discriminatórias

Inauguração_da_Sede_Afrosan_01.jpg

Inauguração da Afrosan

Inauguração da Afrosan

Inauguração da Afrosan

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Z%C3%A9%20Ricardo_edited.jpg

ZÉ RICARDO SANTOS

PRESIDENTE
Patricia_edited.jpg

PATRÍCIA SANTOS

VICE-PRESIDENTE
20190817_130625_edited.jpg

GERSON SOUZA

TESOUREIRO
Edna_edited.jpg

EDNA ALMEIDA

SECRETÁRIA
Medalha%20Quintino%20Frente_edited.png

Prêmios

Medalha Quintino de Lacerda

Concedida pela Câmara Municipal, Conselho da Comunidade Negra e Secretaria Municipal de Defesa da Cidadania de Santos/SP

Quintino de Lacerda (Itabaiana, 1955 - Santos10 de agosto de 1898) foi um ex-escravo que se tornou herói abolicionista, líder do Quilombo do Jabaquara, primeiro vereador negro do Brasil e recebeu a patente de Major honorário do Exército Nacional.

A medalha Quintino de Lacerda, é concedida anualmente a pessoas físicas e pessoas jurídicas que tenham merecido a distinção, pela relevância do seu trabalho em defesa da integração racial, solidariedade e fraternidade, em quaisquer área de atividade. A medalha é entregue desde 2000, no dia 13 de maio, na sala Princesa Isabel,

no paço municipal.

Prêmio Comunidade em Ação

Prêmio concedido pelo Grupo A Tribuna

O Prêmio Comunidade em Ação tem como objetivo valorizar as ações voluntárias de grupos, instituições ou indivíduos em benefício de causas sociais de toda a região. Tem também como meta estimular, através da divulgação dos trabalhos, outros setores da sociedade a adotarem o mesmo, gerando, assim, uma corrente do bem. Poderão participar instituições educacionais, públicas ou privadas, de todos os níveis de ensino, com atuação em qualquer município da Região Metropolitana da Baixada Santista.