sobre nós
HISTÓRIA E MISSÃO
No ano de 2002, juntamente com outros parceiros de luta, criamos a AFROSAN (Associação Cultural dos Afrodescendentes da Baixada Santista), entidade que tem como finalidade resgatar, fomentar e incentivar a participação das pessoas menos favorecidas e dos afrodescendentes no contexto sócio-político da Baixada Santista.
Desenvolve o curso de pré-vestibular para afrodescendentes e carentes, que tem como propósito capacitar jovens para o ENEM para concorrer a bolsas de estudos em universidades públicas e particulares através dos programas sociais de acesso ao ensino superior. É desenvolvido por monitores e professores voluntários, tendo enorme repercussão do público e da imprensa local.
Criamos também outros projetos como o Baobá, Caminhos para o Trabalho e Capoeira, todos eles com finalidade de propiciar melhoria seu desenvolvimento através da educação.
Nossa atuação na região rendeu a entidade, vários prêmios como a Medalha Quintino de Lacerda concedida pela Câmara Municipal de Santos e o prêmio Comunidade em Ação concedido pelo Grupo A Tribuna como melhor projeto de educação, ambos em 2015.
Mais de 5.000 alunos passaram pelo projeto, que já foi realizado em várias escolas estaduais e na faculdade UNILUS.
Missão: Transformar a vida das pessoas através de uma educação de qualidade.
Visão: ser o cursinho comunitário pré-vestibular da baixada santista com o maior índice de aprovação em universidades públicas do estado de São Paulo.
Valores: solidariedade, educar para incluir, não ao racismo e todas as formas de preconceito, transformar vidas através da educação, estimular o respeito ao próximo e voluntariado com responsabilidade, não compactuamos com voluntários que já tenham tido práticas discriminatórias
Inauguração da Afrosan
Inauguração da Afrosan
Inauguração da Afrosan
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
ZÉ RICARDO SANTOS
PRESIDENTE
PATRÍCIA SANTOS
VICE-PRESIDENTE
GERSON SOUZA
TESOUREIRO
EDNA ALMEIDA
SECRETÁRIA
Prêmios
Medalha Quintino de Lacerda
Concedida pela Câmara Municipal, Conselho da Comunidade Negra e Secretaria Municipal de Defesa da Cidadania de Santos/SP
Quintino de Lacerda (Itabaiana, 1955 - Santos, 10 de agosto de 1898) foi um ex-escravo que se tornou herói abolicionista, líder do Quilombo do Jabaquara, primeiro vereador negro do Brasil e recebeu a patente de Major honorário do Exército Nacional.
A medalha Quintino de Lacerda, é concedida anualmente a pessoas físicas e pessoas jurídicas que tenham merecido a distinção, pela relevância do seu trabalho em defesa da integração racial, solidariedade e fraternidade, em quaisquer área de atividade. A medalha é entregue desde 2000, no dia 13 de maio, na sala Princesa Isabel,
no paço municipal.
Prêmio Comunidade em Ação
Prêmio concedido pelo Grupo A Tribuna
O Prêmio Comunidade em Ação tem como objetivo valorizar as ações voluntárias de grupos, instituições ou indivíduos em benefício de causas sociais de toda a região. Tem também como meta estimular, através da divulgação dos trabalhos, outros setores da sociedade a adotarem o mesmo, gerando, assim, uma corrente do bem. Poderão participar instituições educacionais, públicas ou privadas, de todos os níveis de ensino, com atuação em qualquer município da Região Metropolitana da Baixada Santista.