O Cursinho Comunitário Pré-Vestibular AFROSAN é destinado para afrodescendentes e carentes, que tem como propósito capacitar jovens para o ENEM para concorrer a bolsas de estudos em universidades públicas e particulares através dos programas sociais de acesso ao ensino superior. É desenvolvido por monitores e professores voluntários, tendo enorme repercussão do público e da imprensa local.
Seleção
Os candidatos ao cursinho passarão por um processo de seleção composto por:
1. avaliação socioeconômica, que é feita a partir de informações dos candidatos, fornecidas em entrevistas estruturadas e orientadas por um questionário e comprovadas por documentos exigidos aos mesmos;
2. O processo seletivo de alunos será organizado pela comissão organizadora do projeto e realizado por esta e pelo corpo docente do cursinho.
Assim, a avaliação socioeconômica tem caráter eliminatório e o processo seletivo tem caráter classificatório.
Processo de Seleção
Os candidatos serão aprovados de acordo com a sua avaliação socioeconômica e preenchimentos dos requisitos básicos para participar do cursinho(ter terminado ou estar no último ano do ensino médio e ter disponibilidade aos sábado das 09h às 17h).
Aqueles alunos que não obtém classificação suficiente para a obtenção de vaga na primeira chamada para matrícula compõem uma lista de espera, podendo ser chamados posteriormente.
Caracterização socioeconômica
Renda per capta bruta familiar a 1 e ½ salários mínimos. Os candidatos que não possuírem renda familiar deverão informar sua situação através de uma declaração de próprio punho.
Plano de Ação
Após a análise socioeconômica e o processo seletivo o aluno está apto para ingressar no curso que compreenderá:
O cursinho acontece SOMENTE aos SÁBADOS das 9h às 17h.
Módulo: O Cursinho será realizado em um período de 10 meses, no período que compreende os meses de FEVEREIRO a NOVEMBRO.
Frequência: O aluno que não comparecer no início das aulas do Cursinho será automaticamente desligado, sendo chamado para sua vaga o primeiro aluno da lista de espera.
O aluno deverá ter uma frequência mínima de 75% do Cursinho, caso contrário ele será eliminado.
LOCAL DO CURSINHO
Local: Escola Municipal Edméa Ladevig
Endereço: Rua Bahia, 49 - Gonzaga - Santos - SP
OBS.: NÃO SERÁ EFETUADA INSCRIÇÃO NA SECRETARIA DA ESCOLA, INSCRIÇÕES SOMENTE ATRAVÉS DESTE FORMULÁRIO, JÁ QUE A AFROSAN É A ENTIDADE CRIADORA E RESPONSÁVELPELO CURSINHO, SENDO A ESCOLA SOMENTE PELA CESSÃO DO ESPAÇO.
CORPO DOCENTE
As aulas serão ministradas por professores das disciplinas:
Matemática, Linguagens, Física, Biologia, Cidadania, Química, Inglês, Filosofia/Sociologia, História/Geografia, Técnica de Redação, Orientação Profissional, Atualidades e Espanhol.
Avaliação do Curso
A cada semestre será efetuado um simulado contendo as questões e as características baseadas na prova do ENEM, para que os alunos possam testar os conhecimentos adquiridos no cursinho e na sua vida escolar, visando aperfeiçoá-los para o Enem e os demais vestibulares.
Ao final do cursinho o aluno preencherá um questionário com avaliação do cursinho.
Caso aumentem os números de casos de COVID-19 e as autoridades sanitárias solicitem o cancelamento das aulas presenciais, iniciaremos com as aulas totalmente online.
ASPECTOS GERAIS
1
OBJETIVO ESPECÍFICO
-
Possibilitar o acesso e a permanência de alunos (as) carentes à universidade;
-
Interferir na formulação de políticas públicas educacionais que contribuam na superação e desigualdades sócio-raciais.
2
JUSTIFICATIVA
-
Os negros e afrodescendentes constituem mais da metade da população brasileira, e não estão representados proporcionalmen-te nas universidades públicas e particulares.
3
PÚBLICO ALVO
-
Estudantes afrodescendentes ou carentes e que estejam cursando a última série do Ensino Médio da escola pública ou particular com bolsa e jovens que já tenham concluído o ensino médio.