Banner.png
Cursinho02_edited.jpg

O Cursinho Comunitário Pré-Vestibular AFROSAN é destinado para afrodescendentes e carentes, que tem como propósito capacitar jovens para o ENEM para concorrer a bolsas de estudos em universidades públicas e particulares através dos programas sociais de acesso ao ensino superior. É desenvolvido por monitores e professores voluntários, tendo enorme repercussão do público e da imprensa local.

 

Seleção

Os candidatos ao cursinho passarão por um processo de seleção composto por:

 

1. avaliação socioeconômica, que é feita a partir de informações dos candidatos, fornecidas em entrevistas estruturadas e orientadas por um questionário e comprovadas por documentos exigidos aos mesmos;

 

2. O processo seletivo de alunos será organizado pela comissão organizadora do projeto e realizado por esta e pelo corpo docente do cursinho.

 

Assim, a avaliação socioeconômica tem caráter eliminatório e o processo seletivo tem caráter classificatório.

Processo de Seleção

Os candidatos serão aprovados de acordo com a sua avaliação socioeconômica e preenchimentos dos requisitos básicos para participar do cursinho(ter terminado ou estar no último ano do ensino médio e ter disponibilidade  aos sábado das 09h às 17h).

Aqueles alunos que não obtém classificação suficiente para a obtenção de vaga na primeira chamada para matrícula compõem uma lista de espera, podendo ser chamados posteriormente.

 

Caracterização socioeconômica

Renda per capta bruta familiar a 1 e ½ salários mínimos. Os candidatos que não possuírem renda familiar deverão informar sua situação através de uma declaração de próprio punho.

 

 Plano de Ação

Após a análise socioeconômica e o processo seletivo o aluno está apto para ingressar no curso que compreenderá:

 

O cursinho acontece SOMENTE aos SÁBADOS das 9h às 17h.


Módulo: O Cursinho será realizado em um período de 10 meses, no período que compreende os meses de FEVEREIRO a NOVEMBRO.

 

Frequência: O aluno que não comparecer no início das aulas do Cursinho será automaticamente desligado, sendo chamado para sua vaga o primeiro aluno da lista de espera.

O aluno deverá ter uma frequência mínima de 75% do Cursinho, caso contrário ele será eliminado.

 

LOCAL DO CURSINHO

Local: Escola Municipal Barão do Rio Branco

Endereço: Rua Visconde de Cairú, nº 217, Campo Grande, Santos

 

OBS.: NÃO SERÁ EFETUADA INSCRIÇÃO NA SECRETARIA DA ESCOLA, INSCRIÇÕES SOMENTE ATRAVÉS DESTE FORMULÁRIO, JÁ QUE A AFROSAN É A ENTIDADE CRIADORA  E RESPONSÁVELPELO CURSINHO, SENDO A ESCOLA SOMENTE PELA CESSÃO DO ESPAÇO.

CORPO DOCENTE

As aulas serão ministradas por professores das disciplinas:
Matemática, Linguagens, Física, Biologia, Cidadania, Inglês, Filosofia/Sociologia, História/Geografia, Técnica de Redação, Orientação Profissional, Atualidades e Espanhol.

Avaliação do Curso

A cada semestre será efetuado um simulado contendo as questões e as características baseadas na prova do ENEM, para que os alunos possam testar os conhecimentos adquiridos no cursinho e na sua vida escolar, visando aperfeiçoá-los para o Enem e os demais vestibulares.

Ao final do cursinho o aluno preencherá um questionário com avaliação do cursinho.

ADOTAREMOS TODAS AS MEDIDAS DE SEGURANÇA ESTABELECIDAS PELAS AUTORIDADES DE SAÚDE COMO MEDIÇÃO DE TEMPERATURA NA ENTRADA, USO DE MÁSCARA, DISPONIBILIZAÇÃO DE ÁLCOOL EM GEL, ALÉM DE SOLICITAR O COMPROVANTE DE VACINAÇÃO DOS CANDIDATOS SELECIONADOS. 

Caso aumentem os números de casos de COVID-19 e as autoridades sanitárias solicitem o cancelamento das aulas presenciais, iniciaremos com as aulas totalmente online.

Faixa Cursinho.png

ASPECTOS GERAIS

1

OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Possibilitar o acesso e a permanência de alunos (as) carentes à universidade;

  • Interferir na formulação de políticas públicas educacionais que contribuam na superação e desigualdades sócio-raciais.

2

JUSTIFICATIVA

  • Os negros e afrodescendentes constituem mais da metade da população brasileira, e não estão representados proporcionalmen-te nas universidades públicas e particulares.

3

PÚBLICO ALVO

  • Estudantes afrodescendentes ou carentes  e que estejam cursando a última série do Ensino Médio da escola pública ou particular com bolsa e jovens que já tenham concluído o ensino médio.

Logo Cursinho Novo Curvas3.jpg