Buscar
  • Afrosan

Novidades e mudanças do Enem 2020

Atualizado: 8 de Jul de 2020

A principal novidade do Enem 2020 é a aplicação do Enem Digital para cerca de 100 mil estudantes.


O Enem 2020 traz algumas mudanças e novidades para os participantes. As alterações incluem a realização do exame em época de pandemia e seus desafios, a aplicação do Enem Digital e uma nova medida de segurança.

Inicialmente, o Enem seria realizado em novembro, mas confirmou o adiamento do exame em decorrência da pandemia da Covid-19.

Enem Digital

A principal novidade do Enem 2020 é que, a partir desta edição, também será realizado o Enem Digital. A medida visa reduzir custos e tornar o exame mais moderno.

No momento da inscrição no Enem, os estudantes poderão escolher entre fazer provas impressas ou pelo computador. Serão destinadas 100 mil vagas para quem optar pela segunda opção.

Somente poderão fazer o Enem Digital estudantes que estão cursando ou já terminaram o terceiro ano do ensino médio e que não necessitam de atendimento especial. As provas digitais serão realizadas em todos os estados e no Distrito Federal.

O formato das provas do Enem Digital será o mesmo da versão impressa, com a diferença de conter questões interativas e algumas até no estilo de games. A redação continua sendo impressa.

Uma das alterações em relação ao Enem do ano passado é que, a partir desta edição, no momento da inscrição os estudantes terão que, obrigatoriamente, anexar uma foto digital atual.

Conforme o Edital do Enem 2020, a foto tem que ser nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros e de rosto inteiro. Na foto, o inscrito não pode usar óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares).

O Inep poderá utilizar a foto anexada no sistema de inscrição para procedimento de identificação nos dias de realização do Exame.

Coronavírus

O Edital do Enem 2020 prevê que participantes que forem diagnosticados com doenças infectocontagiosas um dia antes das provas poderão solicitar reaplicação do exame, inclusive infectados com o novo coronavírus (covid19).

Além do coronavírus, são consideradas doenças infectocontagiosas a Coqueluche, Difteria, Doença Invasiva por Haemophilus Influenza, Doença Meningocócica e outras meningites, Varíola, Influenza humana A e B, Poliomielite por poliovírus selvagem, Sarampo, Rubéola e Varicela.



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo