Enem Digital 2020 será estendido para todos os estados e DF
Atualizado: 7 de jul. de 2020
Provas digitais serão aplicadas para 100 mil estudantes, porém datas ainda não foram definidas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou na noite de 31 de março, que as provas digitais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal. Anteriormente, a novidade estava restrita a 15 capitais.
Segundo o Inep, a medida visa atender pedidos feitos por estudantes, quando foram divulgados os editais das provas tradicional e digital. Uma nova tabela com a distribuição de vagas e os novos municípios de aplicação do Enem Digital será publicada no Diário Oficial da União.
Enem Digital
A aplicação de provas digitais é a grande novidade do Enem 2020. Inicialmente, o Inep disponibilizaria 50 mil vagas distribuídas em 15 capitais, mas a oferta aumentou para 100 mil. A intenção é aumentar gradativamente a oferta até o exame ser totalmente digital em 2026.
2021 - duas edições do Enem Digital e uma tradicional (em papel)
2022 a 2025 - aumento gradativo até atingir quatro edições do Enem digital, além de uma edição em papel (tradicional)
2026 - somente Enem digital, fim do Enem Tradicional em papel
As provas digitais do Enem 2020 seguirão o mesmo formato das provas tradicionais. As questões objetivas serão respondidas pelo computador, enquanto a redação deverá ser redigida no papel.
As questões das provas digital e impressa serão diferentes, mas o nível de dificuldade será o mesmo por causa da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O tema da redação também será diferente.