PROCURANDO UM PROGRAMA DE JOVEM APRENDIZ que faz a diferença na vida de jovens?
Conheça o programa de aprendizagem da AFROSAN, Jovens Sementes.
Somos uma Instituição sem fins lucrativos que desde 2002 trabalha nos desenvolvimentos pessoal e profissional de jovens e adolescentes em situação socioeconômica desfavorecida.
O Cursinho Comunitário Pré-Vestibular e ENEM é o nosso projeto destaque e dá a oportunidade a esses estudantes de se prepararem para os vestibulares e ENEM, podendo então, ingressar em uma universidade pública ou privada e com isso adentrar, de forma igualitária, no mercado de trabalho.
As empresas que têm a obrigação legal da contratação de jovens aprendizes podem fazer parte do programa de aprendizagem profissional JOVENS SEMENTES e gerar excelentes oportunidades para o seu negócio como: incentivos fiscais, menos encargos trabalhistas, além de terem o acompanhamento constante da Instituição na formação do jovem profissional.
Confira outros benefícios:
-
Captação de novos talentos e novos olhares.
-
Baixo custo para as organizações.
-
Pagamento de apenas 2% do FGTS.
-
Não aplicação de aviso-prévio remunerado e multa rescisória.
-
Inexistência de aumento na contribuição previdenciária para as empresas optantes pelo Simples Nacional.
Muito mais do que oferecer um curso formador, a Afrosan oferece uma formação cidadã aos nossos alunos, na qual eles podem vivenciar experiências transformadoras em suas vidas. O nosso “DNA” é trabalhar com a temática racial, por meio de uma educação antirracista que visa gerar conhecimento a esses jovens sobre respeito, diversidade e equidade que deve existir em nossa sociedade. Percebemos que esses valores são imprescindíveis sendo algo que não dispensamos quando se trata da formação dos nossos jovens.
Conheça um pouco mais sobre o nosso Programa e saiba mais como encontrar adolescentes e jovens aprendizes para a sua empresa.
01
O que é o programa Jovens Sementes AFROSAN?
Muito mais do que uma OSC (Organização da Sociedade Civil) com um programa para aprendizes, ajudamos empresas a criarem oportunidades de trabalho de acordo com a Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/00).
A AFROSAN, em sua função de Instituição formadora, oferece formação aos jovens e adolescentes um programa para que iniciem sua jornada por meio de um programa de formação para cidadania e neste programa, os participantes desenvolvem habilidades, comportamentos e atitudes necessários para se destacar no mundo do trabalho por meio de um processo humanizado.
Dentre os diferenciais dessa formação, estão o desenvolvimento das habilidades interpessoais como: liderança, criatividade, flexibilidade, trabalho em equipe, resiliência, comunicação e empatia, bem como as habilidades técnicas e especializadas nas mais diversas áreas das empresas parceiras.
Depois de sua conclusão, os participantes provavelmente terá a chance da primeira oportunidade profissional oriunda do programa de aprendizagem.
Não é necessário citar que os cursos são gratuitos para os aprendizes e contam com profissionais de excelência que os prepara para essa experiência de inclusão no mercado de trabalho.
02
Por que resolvemos fazer um programa de aprendizagem?
Sabemos que a busca pela primeira experiência profissional é muito importante e parece cada vez mais urgente. Concomitantemente, afirmamos que muitos dos nossos alunos do cursinho pré-vestibular interrompem seus estudos para trabalhar e isso nos causa um extremo desconforto, pois entendemos que a educação transforma vida, mas a necessidade do aluno de contribuir financeiramente na família é legítima e é totalmente compreensível, ainda mais que nossos alunos não são de família abastada.
A partir desse incômodo então e com o objetivo de diminuir a evasão no nosso cursinho, criamos o Programa de Aprendizagem JOVENS SEMENTES - que tem o objetivo de oferecer aos jovens a oportunidade de desenvolver suas habilidades e competências profissionais para conquistar a tão sonhada vaga de emprego sem que se evada do nosso ou outros cursos e, consequentemente, não desistindo de seu propósito de estudar e adentrar a uma universidade dando sequência em sua vida acadêmica e profissional.
03
Seja um parceiro da AFROSAN
Ao contratar um aprendiz por meio AFROSAN, sua empresa participa de um processo que vai muito além da contratação, ela participará de uma grande mudança na forma de agir a favor da transformação social desses adolescentes e jovens.
Com muitas vidas transformadas, queremos ajudar sua empresa a criar oportunidades para aprendizes entrarem no mundo do trabalho.
O programa Jovens Sementes é um Projeto amparado pela Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00) e permite a contratação de jovens entre 14 e 24 anos, com ou sem experiência anterior.
Para participar, é necessário apenas que o jovem esteja inscrito em um curso preparatório de aprendizagem, com duração máxima de dois anos, o mesmo tempo de duração do curso técnico-profissional.
É válido ressaltar que a Lei da Aprendizagem, as empresas de médio e grande porte devem assegurar, no mínimo, 5% de suas vagas para jovens aprendizes e, no máximo, 15%. As microempresas não são obrigadas a aderirem, mas podem sim aderir ao programa. E ao final do período, o jovem pode ser contratado por prazo indeterminado.
04
Quais os direitos e deveres
do jovem aprendiz?
De acordo com a lei que rege o programa, o jovem aprendiz tem como direitos:
-
carteira de trabalho assinada;
-
salário mínimo-hora;
-
vale-transporte;
-
férias, de preferência durante o período de recesso escolar;
-
13º salário e recolhimento de FGTS;
-
jornada máxima de até seis horas diárias, caso o jovem não tenha concluído o ensino fundamental, e até 8 horas diárias para quem já concluiu, sendo computadas as horas destinadas às atividades teóricas e práticas.
Já em relação aos deveres, o aprendiz deve:
-
estar matriculado e frequentando a escola, caso ainda não tenha concluído o ensino médio;
-
mantenha a frequência mínima na aprendizagem teórica e prática;
-
mantenha um desempenho satisfatório nas atividades teóricas e práticas.
Assim, é importante que o empregador acompanhe de perto e fique atendo ao cumprimento dos direitos trabalhistas e verificando como está o desempenho e frequência do aprendiz.
05
Como funciona o contrato do jovem aprendiz?
Apesar do programa Jovem Aprendiz exigir um contrato no modelo CLT, existem algumas particularidades. A primeira delas é o contrato ter uma duração preestabelecida de 11 a 24 meses, não podendo ser reduzido ou estendido.
Após o período estipulado, caso seja do interesse de ambos, o profissional poderá ser efetivado. Além disso, a carga horária também é diferente, conforme explicamos no tópico anterior.
06
Quem paga o salário do jovem aprendiz?
A empresa que contrata o jovem aprendiz é responsável por pagar o salário do jovem aprendiz. O valor do salário deve ser equivalente a 2/ 3 do salário-mínimo. O jovem aprendiz também tem direito a férias remuneradas, 13º salário e benefícios como vale-transporte, vale-refeição e plano de saúde.
A empresa que contrata o jovem aprendiz também é responsável por fornecer a ele a formação profissional necessária para o exercício da profissão. Essa formação profissional é obrigatória e tem duração de 200 horas.
07
Como é feito o cálculo do salário do jovem aprendiz?
Em relação à remuneração, o aprendiz tem como referência o salário-mínimo e as horas trabalhadas. Contudo, o valor pode ser superior em situações específicas, como acordos coletivos, convenções e nos casos em que o piso segue Lei Estadual.
Sobre a rescisão de contrato, ela vale apenas nos seguintes casos:
-
desempenho insuficiente ou inadaptação, identificado pela empresa junto à instituição de ensino;
-
falta disciplinar grave;
-
ausência injustificada à escola que implique na perda do ano letivo;
-
solicitação do próprio aprendiz;
-
ao completar 24 anos, exceto em caso de portadores de deficiência.
08
O que precisa para contratar jovem aprendiz?
Para contratar um jovem aprendiz, a empresa precisa ser obrigada ou apta a contratá-lo. Por exemplo, empresas com mais de sete funcionários têm a obrigação de contratar jovens aprendizes.
Em seguida, é necessário inscrever-se no programa, definir a quantidade de vagas, selecionar os aprendizes, matriculá-los em um curso de aprendizagem e seguir com a contratação adequada, conforme CLT. Durante todo o Programa, também é importante ficar atento às obrigações da empresa, além das já citadas:
-
Fornecer ao jovem aprendiz um ambiente de trabalho seguro e saudável;
-
Oferecer ao jovem aprendiz oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional;
-
Manter contato com a instituição de ensino para acompanhar o desempenho do jovem aprendiz.
09
Determine um tutor para o jovem aprendiz e prepare sua equipe
Ao contratar um jovem aprendiz, é fundamental que a empresa designe um funcionário que ficará responsável pela orientação e pelo desenvolvimento do jovem.
Esse tutor tem um papel importante e deve acompanhar o desempenho do colaborador por meio de avaliações periódicas, compartilhando todas as informações com a instituição de ensino.
Além disso, é importante que a empresa se prepare para receber o novo colaborador e que o RH busque ações para conscientizar a equipe sobre a importância do jovem na empresa, mostrando como cada um pode contribuir para sua aprendizagem.
10
O jovem aprendiz pode atuar em qualquer área da empresa?
Não. O jovem aprendiz não pode atuar em qualquer área da empresa. A Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000) determina que o jovem aprendiz deve ser contratado para uma função específica que esteja compatível com sua idade, escolaridade e aptidão física e mental.
Algumas áreas em que o jovem aprendiz não pode atuar:
-
Atividades perigosas ou insalubres: porque podem colocar em risco a saúde e a segurança do jovem aprendiz;
-
Atividades que prejudiquem o desenvolvimento físico, psíquico, moral e social do jovem: porque interferem e prejudicam a evolução do jovem;
-
Atividades noturnas ou em horários que impeçam a frequência à escola: é importante lembrar que o trabalho não pode interferir no tempo que o aprendiz tem para estudar e se desenvolver.
Onde o jovem aprendiz pode atuar:
-
Administração: pode auxiliar em tarefas administrativas, como arquivamento, digitação e atendimento ao público;
-
Vendas: pode participar nas vendas de produtos ou serviços, como atender clientes, organizar produtos e realizar entregas;
-
Produção: também é possível trabalhar na produção de produtos, como operar máquinas, embalar produtos e realizar controle de qualidade;
-
Logística: fazer parte da logística da empresa, como organizar estoque, preparar pedidos e realizar entregas;
-
Tecnologia da informação: aprender e desempenhar tarefas de TI, como suporte técnico, desenvolvimento de software e administração de redes.
11
Quanto custa um jovem aprendiz para uma empresa?
A contratação do jovem aprendiz é bastante vantajosa para a empresa por conta de seus baixos custos. Isso porque, além do salário e vale-transporte, o único custo extra é o recolhimento do FGTS em um percentual de 2% sobre o salário.
Além disso, no momento da rescisão, não é cobrada multa rescisória, já que o contrato é firmado com tempo determinado. Assim, um jovem aprendiz gera um custo 75% menor do que um colaborador contratado nos modelos tradicionais.
Contudo, é importante ter em mente que a contratação dos aprendizes não deve ser encarada apenas como um meio de economizar. A empresa tem responsabilidade com esse profissional, logo deve treiná-lo e desenvolvê-lo, oferecendo toda contribuição necessária para auxiliar no início de sua carreira profissional.
12
o que a empresa ganha em contratar um jovem aprendiz?
Independentemente do ramo de atuação do negócio, a empresa precisa realizar o recolhimento de 2% ao FGTS sobre a remuneração paga ao aprendiz. No entanto, trata-se de um valor bem menor do que o recolhido para funcionários contratados no modelo tradicional, que equivale a 8% do salário.
Além disso, empresas registradas no SIMPLES que optam por contratar jovem aprendiz não têm aumento na contribuição previdenciária.
Outra vantagem são as linhas de crédito e financiamento disponibilizadas para microempresas que participam do programa. Esse benefício acontece porque, ao colaborar para a formação profissional do jovem, a organização fica em "reciprocidade social".
Seja um parceiro da afrosan e contrate um jovem aprendiz
Entre em contato conosco para dar oportunidade para jovens transformarem suas vidas.
Cel.: (13) 992.111.674