Sobre | Afrosan – Associação Cultural dos Afrodescendentes da Baixada Santista

A Associação Cultural dos Afrodescendentes da Baixada Santista (AFROSAN) foi criada com a finalidade de resgatar, fomentar e incentivar a participação da comunidade negra e outras etnias no contexto sociopolítico da Baixada Santista e, desde sua fundação em 2002, vem desenvolvendo atividades junto à comunidade.

Uma de suas primeiras atividades oferecidas foi o curso pré-vestibular, o qual foi, e ainda é, direcionado não somente à comunidade negra, mas à todas aquelas pessoas que não possuem condições financeiras para pagar um curso particular. Seu principal objetivo, desde sua formação, é capacitar todos os interessados para o vestibular de Universidades públicas e, mais recentemente, ao ENEM, o qual acreditamos ser hoje a principal porta de entrada das Universidades para pessoas de baixa renda.

Hoje, temos o orgulho de afirmar que mais de 3000 alunos passaram por esse projeto, sendo que muitos deles conseguiram alcançar os seus objetivos pessoais. Além do curso pré-vestibular, desenvolvemos palestras e seminários voltados às questões relacionadas aos direitos humanos e a cidadania. A AFROSAN também desenvolveu cursos de formação e qualificação profissional visando o mercado de trabalho.

Até 2011, fizemos parte do grupo das 13 entidades gestoras que compunham a TV Comunitária (TV COM), tendo ocupado a sua presidência até o final desse período.

Nossa atuação na região rendeu vários prêmios como a Medalha Quintino de Lacerda, concedida pela Câmara Municipal de Santos, e o prêmio Comunidade em Ação, concedido pelo Grupo A Tribuna como o melhor projeto de educação, ambos em 2015.

Em 2016 criamos o projeto Baobá, que visa despertar a cidadania nos jovens matriculados.

sobre