Projeto Baobá

Objetivo Geral

Devido ao sucesso obtido com o cursinho pré-vestibular resolvemos ampliar nossa ação junto a região criando o projeto Baobá, palavra de origem africana que nos remete a uma árvore forte, resistente e frondosa, assim pretendemos através desse, oferecer as ferramentas que julgamos necessárias para o desenvolvimento e crescimento efetivo dos jovens que participarem desse projeto.
O projeto Baobá tem como principal objetivo tirar das ruas jovens que, aos sábados estão ociosos e expostos a todo tipo de violência e proporcionar momentos de aprendizagem, educação e motivação através da música, dança, teatro, cidadania e etc, e estimular assim, o respeito ao próximo, a satisfação de trabalhar em grupo e a construção de um cidadão consciente do seu protagonismo na nossa sociedade, conhecedor dos seus diretos e deveres e elevando com isso sua auto-estima.

Objetivo Específico

O projeto visa oferecer aos jovens pobres em condições socioeconômicas desfavorecidas, oriundos de áreas carentes e vulneráveis da Região Metropolitana da Baixada Santista, e que estejam no primeiro ou segundo ano do ensino médio, uma atividade cidadã que visa após um ou dois anos seu ingresso no cursinho comunitário pré-vestibular e preparatório para o ENEM da entidade e consequentemente acesso em uma universidade através dos programas governamentais.

Justificativa

No contexto da formação dos jovens em indivíduos capazes de enfrentar os desafios do século XXI, não só a escola, mas outros agentes precisam assumir o desenvolvimento integral desses jovens. Nesse sentido, é preciso oferecer a eles atividades relevantes, que possibilitem desenvolver suas competências e habilidades que são itens indispensáveis para sua participação na vida contemporânea.
Para promover o pleno desenvolvimento de jovens, é necessário reconhecer não apenas a complexidade de suas necessidades atuais (educação de qualidade, participação política, mobilidade urbana, trabalho digno, entre outras), mas também o seu potencial e protagonismo.
Assim, o Projeto Baobá, proporciona aprendizagem e desenvolve estratégias para promover a autonomia, a iniciativa, a comunicação e a sociabilidade dos jovens, partindo de uma concepção que integra as diferentes dimensões(física, afetiva, cognitiva, ética, estética e política) do desenvolvimento pleno do cidadão.

Público Alvo

Jovens que estão cursando o primeiro ou segundo ano do ensino médio da escola pública ou escola particular na condição de bolsista integral e, como já referido, sejam afrodescendentes ou carentes e oriundos de camadas de características socioeconômicas menos favorecidas da Região Metropolitana da Baixada Santista.


Seleção

Os candidatos ao cursinho passarão por um processo de seleção composto por:

• avaliação socioeconômica, que é feita a partir de informações dos candidatos, fornecidas através de um questionário e comprovadas por documentos exigidos aos mesmos. Assim, a avaliação socioeconômica tem caráter eliminatório, seletivo e classificatório.

• Devido o projeto acontecer somente aos sábados os alunos selecionados não poderão ter nenhuma atividade neste dia que o impeçam de estar integralmente.

Caracterização socioeconômica
Os candidatos que possuírem um renda per capta bruta familiar a 1 e ½ salários mínimos ou comprovarem desemprego ou nenhuma atividade de renda familiar.
Os selecionados deverão comparecer no dia e hora marcado pela entidade, acompanhados do seu responsável e levar os documentos necessários para comprovar a sua situação socioeconômica.

Plano de Ação

Após a análise socioeconômica o aluno está apto para ingressar no curso que compreenderá:

• Módulos das Manhãs: os alunos participarão das atividades sócio-educacionais como: educação e cidadania, orientação vocacional, informática, preparação para ingresso no cursinho pré-vestibular através de aulas específicas de acordo com a necessidade de cada participante, sendo Técnicas de Redação, matéria obrigatória.

• Módulos das Tardes: os alunos participarão das atividades culturais e esportivas como: teatro, dança e etc.

• Aos alunos serão fornecidos alimentação(almoço) e camiseta que identifica o projeto, totalmente gratuito.

• O Projeto será realizado em um período de 10 meses, de Fevereiro a Novembro.

• Aulas: Aos sábados das 9h às 16h30min

• O aluno poderá ficar no Projeto Baobá 01 ou 02 anos, dependendo da sua atuação na escola regular, entrará automaticamente no cursinho pré-vestibular preparatório para o ENEM, como bolsista, sendo obrigatório seu envolvimento nas atividades da entidade como contrapartida.

• O aluno não poderá faltar em hipótese alguma a não ser por motivo de saúde desde que justificado mediante atestado, caso contrário será desligado automaticamente.

Consideração Final

Estamos certos de que o resultado será a busca constante da formação de cidadãos capazes de mudar a sua realidade atual e a nossa maior satisfação será poder constatar que, em algum momento, estamos participando para que aquelas pessoas estejam longe da violência, da discriminação, do preconceito e da exclusão social.

PARA REALIZAR SUA INSCRIÇÃO VOCÊ DEVE TER LIDO E ACEITO AS CONDIÇÕES ACIMA