Cursinho Pré-Vestibular

A Associação Cultural dos Afrodescendentes da Baixada Santista – AFROSAN, com o objetivo da ajudar jovens afrodescendentes e carentes a conquistar uma vaga em universidades públicas da Região Metropolitana da Baixada Santista entre outras e no mercado de trabalho, abre inscrições para o Cursinho Comunitário preparatório para o ENEM somente através do site: www.afrosan.org.br.

Para participar do cursinho o aluno deverá ter concluído o ensino médio, ou estar cursando o último ano do ensino médio em escola pública.

Objetivo Geral

O cursinho Pré-Vestibular Afrosan tem como objetivo geral o atendimento à população de Afrodescendentes e/ou carentes com condições socioeconômicas desfavorecidas da Região Metropolitana da Baixada Santista, visando a preparação para ingresso em uma universidade pública.

Objetivo Específico

Possibilitar o acesso e a permanência de alunos (as) carentes à universidade;
Interferir na formulação de políticas públicas educacionais que contribuam na superação e desigualdades sócio-raciais.

Justificativa

Os cursinhos surgiram na década de 90 e estão relacionados ao aumento da demanda do Ensino Superior e pelas exigências as quais os candidatos são submetidos aos exames vestibulares. Contudo, nos últimos anos verifica-se uma forte tendência para substituir as tradicionais provas de vestibulares pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em 2011, 92% das universidades federais aderiram ao programa e utilizaram a nota do ENEM como parte ou total da nota classificatória para formação de seu corpo discente.
Levando-se em conta que o ingresso a universidade está restrita somente a uma pequena parcela da população, e que os negros e afrodescendentes constituem mais da metade da população brasileira, temos um quadro social grave, uma vez que essa os mesmos não chegam a 3% sua participação nas universidades públicas. Daí a necessidade de aumentarmos a participação do aluno carente ao Ensino Superior, eliminando as desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidades e tratamentos, bem como compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização de grupos socio-culturais decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, de gêneros e outros.

Público Alvo

Estudantes que já tenham concluído ou que estejam cursando a última série do Ensino Médio da escola pública e, como já referido, que sejam afrodescendentes ou carentes e oriundos de camadas de características socioeconômicas menos favorecidas da Região Metropolitana da Baixada Santista.

foto2
logo-cursinho-pre-vestibular

Seleção

Os candidatos ao cursinho passarão por um processo de seleção composto por:

1. avaliação socioeconômica: será feita a partir das informações dos candidatos, fornecidas através do preenchimento de ficha cadastral on line, onde o candidato irá responder um questionário sobre sua condição socioeconômica.

2. O processo seletivo de alunos será organizado pela comissão organizadora do projeto.

A avaliação socioeconômica tem caráter eliminatório e o processo seletivo tem caráter classificatório. O candidato será informado do resultado do processo seletivo por meio do seu e-mail de inscrição. O aluno no ato da matrícula assinará um contrato de prestação de serviço com a entidade, quando menor de 18 anos, o mesmo deverá ser representado pelos pais ou responsável.

Das aulas

O cursinho terá duração de 08 meses tendo início no mês de fevereiro e término no mês de outubro. As aulas acontecerão todos sábados na escola municipal Barão do Rio Branco, localizado na Rua Visconde de Cayru, 217, Campo Grande em Santos, das 09h às 17h.

Contribuição Mensal

O cursinho tem uma contribuição mensal de R$ 50,00 e a camiseta no valor de R$ 30,00.

Presidente: José Ricardo dos Santos

PARA REALIZAR SUA INSCRIÇÃO VOCÊ DEVE TER LIDO E ACEITO AS CONDIÇÕES ACIMA